Novidades & Informação

Cybercrimes: Você já foi vítima

Cybercrimes é o nome dados aos delitos que envolvam qualquer prática ilícita na internet. Desde invasões de sistema, disseminação de vírus, roubo de dados pessoais, falsidade ideológica, acesso a informações confidenciais e até pornografia infantil.

O termo “cybercrime” nasceu em uma reunião de um subgrupo do G-8 (grupo composto pelos oito países mais ricos do mundo) próximo do final dos anos 90.

A maior características do cybercrime é a predominância transnacional, o que dificulta as investigações e a apuração de provas contra o acusado pelos peritos. Outra característica também tem relação com o aumento dos computadores pessoais, que permitem que qualquer pessoa no mundo possa realizar práticas criminosas contra indivíduos de qualquer lugar do planeta sem mesmo sair de casa.

Para se manter seguro, peritos em Cybercrimes e Security orientam que os internautas tomem o máximo de cuidado ao navegar na internet. Também alertam sobre emails suspeitos e anexos maliciosos, especialmente em formato .exe, que são enviados por remetentes desconhecidos. É importante procurar evitar sites pouco conhecidos e banners, links e ofertas que ofereçam benefícios muito especiais e duvidosos.

O covid19 contribuiu demais para o aumento em grande escala de uma pandemia de ataques ao redor do mundo. A quantidade de websites fraudulentos aumentou arduamente em busca do maior bem : A INFORMAÇÃO.

A informação das senhas de cartões de créditos se destacam como objeto de maior procura, assim como senhas de banco para transferência eletrônica. Atualmente o PIX veio como uma proposta de criptografia mais robusta para impedir fraudes e outros crimes.

Manter o antivírus e o firewall sempre atualizados, sistema operacional, também é de suma importância para evitar ser vítima desses ataques.

Notícias mais lidas

NEWSLETTER

Receba em seu email novidades e fique atualizado sobre eventos, cursos e muito mais!